Dicas para congelamento

Ola' pessoal.....este post vai ajudar a voce que quer aprender a congelar alimentos prontos e ganhar tempo na cozinha. Sabe aquele dia que voce gostaria de chegar em casa com tudo ja' pronto? Outra vantagem de congelar alimentos e' que voce pode aproveitar promocoes e ofertas de produtos nos supermercados e ainda economizar, comprando mais barato em quantidade e utilizando o produto de diversas formas.

Eu costumo dividir os alimentos em:

PRATOS BASE:
Todo alimento que voce pode preparar antecipadamente A BASE , e transforma'-lo em pratos diferentes. Por exemplo: se voce achou uma oferta de CARNE MOIDA no supermercado, ao inve's de comprar apenas 1 quilo, compre 4 ou mais. Refogue TUDO bem temperado e congele em porcoes de 500g (ou do tamanho que servir para 1 porcao que alimente a sua fami'lia. Se voce morar sozinho(a) ou for um casal, separe em porcoes menores).
Essa carne moida pode ser usada para va'rios pratos.

Sugestao de alimentos-base:
Carne moida refogada -  molho bolognesa, recheio de pastel, recheio de tortas, panquecas, esfiha.
Carne picada refogada (pedacos pequenos compridos) - Stroganoff, recheio para sanduiches (tipoMcWrap)
Carne picada refogada (pedacos medios/grandes) - Goulash, ensopados, sopa, recheios de torta
Frango refogado desfiado - Recheios de pastel, Recheio de panqueca, salada de salpicao
Frango refogado picado - Strogonoff, risoto, molho de macarrao
Bifes: 'a milanesa ( deixe pra montar a parmiggiana depois), bife enrolado.

MASSAS:
Voce pode congelar as massas ja' prontas, com os molhos. Lasagna, ravioli, tortellini.

ENSOPADOS:
Todo ensopado que nao leve derivados de leite pode ser congelados por ate' 3 meses. Se for adicionar creme de leite na receita, deixe pra fazer isso no dia que voce for descongelar. Da mesma forma, nao engrosse o molho com amido ou farinha, deixe para fazer isso quando descongelar.

PURES:
A abo'bora estava em oferta?  Compre a mais. Corte ao meio, tire a semente, um fio de azeite por cima, sal e coloque no forno baixo por 2 horas enrolado em papel aluminio. Deixe esfriar , retire a polpa cozida com uma colher e congele o pure em forminhas de gelo e depois transfira para saquinhos herme'ticos - serve de base para sopas, recheios, soufle'. Pode fazer tambem com cenoura, mandioquinha, ervilha, batata doce, squash.



NAO CONGELE:
Batata, Iogurte, Maionese, ovo cru na casca (sem casca pode), amido de milho/farinha de trigo, gelatina chantilly, creme de leite/leite,

Nao esqueca de etiquetar a data de congelamento e a data de validade ( 3 meses)

Comments

Popular Posts